Município Várzea da Roça

Várzea da Roça é um município brasileiro do estado da Bahia, localizado no Piemonte da Chapada Diamantina, entre as cidades de Mairi e São José do Jacuipe, no Território de Identidade da Bacia do Jacuípe, a 315km da cidade de Salvador. A principal rota deste município é a BR-407. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, sua população estimada para 2017 era de 14.662 habitantes.

Foto por @sertaovarzeano

História

A história de Várzea da Roça se inicia por volta da década de 1940, nas terras do município de Mairi (chamado na época de Monte Alegre da Bahia). O local onde o município varzeano começa é exatamente onde está localizada a sede do município, e naquela época, por ter grande movimento de vaqueiros que saiam de Morro do Chapéu com destino à Feira de Santana, foi criada uma vila, onde servia de passagem para os mesmos. Com o passar dos anos se tornaria povoado/distrito e tem como fundadores: José Coelho, José Bastos, José Mendes, José Cerqueira e Claudio Gomes. O nome Várzea da Roça foi homenagem aos fundadores, pois ali se situava uma fazenda com o mesmo nome. Em 25 de fevereiro de 1985, foi emancipada do município de Mairi e atualmente Várzea da Roça possuí aproximadamente 14 mil habitantes.

O nome desta cidade foi originado da palavra Várzea (margem de rio, vargem, lagoa rasa), nessa margem situava-se uma grande plantação de legumes. Como havia expectativa de dar um nome àquelas pequenas casas que estavam se formando, daí denominou-se Várzea da Roça. Por volta do ano 1940 muitas pessoas começaram a povoar essa região, isso devido às terras existentes na mesma, que ofereciam ótimas qualidades para uma boa plantação.

No início da construção das primeiras casas, o povo vivia unicamente da agricultura, onde cultivava o pó-de-palha, mamona, milho, feijão, sisal, fumo-de-corda etc.

A primeira eleição para prefeito, vice-prefeito e vereadores, realizou-se em 15 de novembro de 1985, tendo como primeiro prefeito Manoel Sales Rios. A partir do dia 3 de março do mesmo ano mudou-se a feira livre do dia de domingo para o dia de segunda-feira, permanecendo desse jeito até o dia de hoje.

Cultura

Patrimônios Culturais

  • Ilhas do Rio Jacuípe, fica localizado no povoado de Várzea da Praia.
  • Monte de Morrinhos, localizado a 12km da sede
  • Lagoa de Várzea da Roça, fica localizado na sede, na Rua Carlos Nunes.
  • Morro do Jacaré, fica localizado na Fazenda Tanque de Dentro.
  • Represa de Várzea da Roça, na Barragem do Jacuípe.
  • Rio Jacaré, fica localizado na Fazenda do Jacaré.
  • Biblioteca municipal, localizada à Praça Topógrafo Pedro Magalhães